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O COMPORTAMENTO HUMANO E A PRODUTIVIDADE

por Amorim

Passa, certamente, uma grande credibilidade e confiança, quando os bons restaurantes deixam a sua cozinha exposta à vista dos seus clientes, mostrando transparentemente o que ocorre lá dentro, antes dos pratos chegarem às mesas para consumo.
Por outro lado, como você se sentiria ao entrar na cozinha de um restaurante e ouvir ou perceber que os profissionais que ali trabalham estão tensos, desmotivados, agressivos entre si e que demonstram não suportar o ambiente do restaurante ou o seu chefe?
Teria coragem de ingerir o alimento produzido por eles?
Quantas organizações, públicas ou privadas, podem de fato, convidar os seus clientes a conhecerem as suas “cozinhas”, ou melhor, os seus ambientes internos ?
Como são tratados os seus funcionários, as relações são de abertura e confiança ou “tóxicas”?
No trabalho em equipe, não basta gostar apenas do que se faz (da atividade).
Um clima favorável à abertura (as pessoas podem dizer o que pensam e sentem) cria as condições para ambientes saudáveis e produtivos.
Quando digo que gosto da pessoa que eu sou quando estou nesse ambiente e com essas pessoas, significa que ali posso ser eu mesmo e isso faz toda diferença na produtividade.
As máquinas não se importam umas com as outras quando as pessoas as desligam e vão para suas casas.
O Comportamento Organizacional é produzido por pessoas!
Se quisermos melhorar o trabalho em equipe, precisamos trabalhar os indivíduos.
As dimensões do comportamento humano (*) guardam uma correlação direta com os sentimentos produzidos e consequentemente com a produtividade.
Inclusão gera sentimento de importância.
Relações de controle(autoridade) adequadas informam o nível de competência percebido.
Abertura, falar sobre mim e querer saber do outro, traz a sensação de bem-querer.
Os medos originais, o lado contrário desses comportamentos, e correspondente às dimensões acima, são: de ser ignorado, humilhado e rejeitado.
Esses são ingredientes usados na receita das relações humanas e aqueles aos quais um verdadeiro líder deve estar atento.
Não basta conhecer de estratégias e técnicas. É preciso entender de gente e de comunicação interpessoal.
Assim como em uma boa “cozinha”, o que é produzido nas relações pessoais e internas, chega à “mesa” do cliente e ao resultado final, aquela última linha do balanço financeiro das organizações.

Antônio Amorim

Consultor Organizacional e de Carreiras

 

(*) Will Schutz, O Elemento Humano – Produtividade, Autoestima e Resultado Final.
Acesse outras publicações em nosso Blog www.antonioamorim.com.br #trabalho #produtividade #equipes #autoestima #relacionamentos #inclusão #controle #abertura

 

 

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7 comentários

Eulina Menezes Lavigne 29 de novembro de 2022 - 12:43

Perfeito. Lembro que dei consultoria a uma organização onde o líder de cabeça aberta, tinha no quadro de colaboradores apenas jovens entre 20 a 25 anos. E ele me contava: Eulina mandei todo mundo passar o final de semana em um hotel campo e disse que me entregassem o trabalho pronto na segunda. Foi um sucesso. A esposa e sócia se angustiava quando ele dizia que ia comprar uma mesa de Ping Pong para por no centro da sala onde a juventude estava. Eu amava as ideias geniais dele. Infelizmente ele foi cedo sem poder concluir a sua tese de mestrado.

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Amorim 5 de dezembro de 2022 - 10:47

Obrigado, Eulina, pelo comentário enriquecedor!!

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João Bosco 29 de novembro de 2022 - 13:29

Excelente texto Amorim, acrescentaria a energia que é produzida dentro de uma organização influencia diretamente o resultado. Quando falo de energia, digo como está a alma daqueles que fazem a diferença nas empresas. Acredito que na confecção de um prato que vai ser consumido por um cliente é primordial colocar o sentimento das pessoas que preparam este prato. Se houver harmonia no ambiente de produção, tudo flui bem e o cliente fica feliz.

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Amorim 5 de dezembro de 2022 - 10:46

De pleno acordo, amigo. Obrigado!!

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Walter Meireles 30 de novembro de 2022 - 10:59

Texto oportuno e relevante para o momento planetário atual. No meu curso Cidadão 5D: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social lembramos que a os Gestores de SGI, ESG, etc…, são verdadeiros Missionários…(vivem entre a cruz e a espada – entre o “tudo pelo lucro” e o “cuidado ativo”). A COB 27 é intragável…somos idiotas viciados…repetimos discursos da Eco 92, como se fossem novidades! Pobre homem! Pobre humanidade! Acorda!!!!

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José Ronaldo Vieira Filho 3 de dezembro de 2022 - 10:40

Quando ouvi falar do Professor Amorim pela primeira vez, foi através de um dos grandes representantes da parapsicologia no mundo, Professor Artêmio Longhi. Ele o chamava de meu Mestre Amorim. Quando o conheci, percebi que Longhi tinha razão. Seu diálogo, simples e sábio, é transformador. Parabéns, Amorim.

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Amorim 5 de dezembro de 2022 - 10:46

Muito obrigado, Ronaldo!! Digo-lhe o me disse o querido Prof. Artemio Longhi, “você é meu colega”. Abraço

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Escrito por Antonio Amorim.