“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seu desempenho. É ajudá-las a aprender em vez de lhes ensinar algo…”.
Timothy Gallwey
Eu sempre gostei muito de um pensamento do Einstein que diz “é muito melhor saber fazer perguntas, do que ter respostas para tudo”.
Analisar e diagnosticar situações; saber construir uma relação de confiança através do diálogo aberto; exercer influência sutil e poderosa na forma como o coachee pensa e reage, levando-o a insights; saber dar (e receber) feedback e, por último e não menos importante, valorizar cada progresso do coachee.
Vejam o que diz esse estudo do Baruch College, realizado com 31 gerentes (HSM, Management, A Neurociência da Liderança, Jan/Fev 2007):
O coach precisa fornecer feedback objetivo, porém – o que é mais importante, ele precisa ajudar os clientes a desenvolverem a capacidade de fornecer feedback objetivo a si próprios e isso é libertador…
O coach precisa verificar qual é o grau de competência requerido para cada ação estratégica do projeto e qual é o grau de competência real do cliente.
É importante que o coaching ajude o coachee a descobrir os seus motivos para agir, reconhecer e gerenciar as suas forças – às vezes “menos é mais”.
Jogos de culpa não motivam ninguém e na realidade “motivação é uma porta que se abre pelo lado de dentro”.
Na prática do Coaching Executivo, um instrumento interessante de autoavaliação dos gestores é perceber e estabelecer com clareza sua dedicação a cada nível de engajamento (estratégico/tático/operacional), em comparação com a situação ideal, na qual alcançariam seu melhor desempenho.
O coach executivo tem forte papel no entendimento dos caminhos possíveis de desenvolvimento das competências que possam ajudar o coachee a ampliar as suas chances de êxito na realização de seu projeto profissional / de vida.
Coach Executivo:
Resultados para a Empresa:
- Executivos melhor preparados para ocupar e/ou assumir posições de poder, capazes de mobilizar e desenvolver pessoas e equipes em prol do sucesso do negócio.
- Maior produtividade: individual, de equipes e do negócio.
Resultados para o Executivo:
- Maior credibilidade devido à melhoria de desempenho, especialmente na gestão de pessoas e do negócio.
- Melhor visibilidade, devido a uma postura mais madura e mais sênior diante da organização.
- Maior maturidade para gerenciar as pessoas e as mudanças necessárias ao crescimento do negócio.
Por tudo isso, podemos afirmar que o Coaching Executivo é um investimento estratégico!
Construção da relação (abertura e confiança são fundamentais), construção da visão (a visão é o norte, uma síntese do objetivo) bagagem de mão (valores, atitudes, padrões de comportamento, forças e fraquezas) e plano de ação (resultados pretendidos, análise do “gap”, competências em uso, pessoas envolvidas, prazos, agenda de acompanhamento) são etapas do coaching a serem construídas a quatro mãos.
Vale lembrar que, a palavra final é definitivamente do coachee, o grande protagonista da sua própria vida…
Antonio Amorim
Amorim Coaching & Desenvolvimento Humano
Referências:
Ane Araújo, Coach: Um parceiro para o seu sucesso, Edição revista e atualizada, Ed. Campus, 2012.
Instituto Marcondes Consultoria.
Andrea Lages e Joseph O’Connor, Como o Coaching Funciona, Ed. Qualitymark, 2010.
Júlia Oliveira e Alberto Centurião, coordenação, Ed. França, 2012.