Home Na Mídia A Tecnologia e o Efeito Hellven

A Tecnologia e o Efeito Hellven

por outros

Sempre que algum desenvolvimento tecnológico ocorre, podemos observar que ele traz simultaneamente resultados positivos e negativos para a evolução humana.

Foi assim com a energia atômica, que propiciou a evolução da radioterapia mas trouxe também a bomba; a invenção do avião, que revolucionou os transportes mas desagradou muito a seu inventor ao observar o seu uso militar; e até a ascensão e domínio das redes sociais no universo digital que trouxe a aproximação dos distantes, mas o distanciamento dos próximos.

A esse fenômeno de dualidade inclusiva, onde observamos consequências positivas e negativas simultâneas, chamamos de Efeito Hellven numa alusão ao céu e inferno combinados. 

A inteligência artificial e a nova onda de Internet das Coisas também têm no Efeito Hellven sua principal característica. Ninguém precisa enfatizar o que elas trazem de bom para o desenvolvimento humano. Por outro lado, as novas tecnologias disponíveis já geram previsões como desemprego em massa e perda da privacidade como direito da sociedade e dos indivíduos.

Por isso tudo, foi com satisfação que pude observar uma nova forma de encarar a tecnologia que a Samsung vem aplicando a seus produtos. Ela é chamada de “Inovação com Propósito” e passou a ser um novo mantra da empresa no lançamento de novos produtos.

Segundo esse conceito, a tecnologia pela tecnologia não deve continuar sendo desenvolvida pois o resultado é sempre o Efeito Hellven: nem sempre o que é bom para o planeta é bom para o usuário e vice-versa. Um outro jeito de ver a coisa é avaliar evoluções que podem ajudar o processo de produção, mas criam maior dificuldade para o consumidor. Ou ainda, avanços no produto que sofisticam performance mas tornam seu manuseio mais complexo.

A Inovação com Propósito parte do princípio de que toda evolução tem uma pré-concepção que é resolver um problema que a tecnologia anterior criou. Ou não resolveu, ainda. E sempre tem um ponto de partida: o uso otimizado e simplificado do produto por parte do consumidor.

Nesse aspecto, a recente reunião que a Samsung promoveu para seus clientes e mídia de todo o mundo em Singapura, na Ásia, apresentou uma série de exemplos memoráveis da chamada Inovação com Propósito. Vamos avaliar alguns exemplos:

Lavadora com Active Wash

Muita gente, principalmente no Brasil, gosta de esfregar algumas peças de roupa no tanque antes de colocar na lavadora. E, por isso, fica transportando roupa molhada de um lado para o outro. Esse novo produto da Samsung vem com um tanquinho embutido, onde se pré-lava o que quiser dentro da própria máquina, com mais praticidade e economia de produtos de limpeza. Uma ideia óbvia, uma inovação com propósito.

Refrigerador com Flex Zone

Grupos unifamiliares são diferentes em hábitos e atitudes e estão sempre alterando sua forma e composição. Pessoas casam e se separam, famílias saem em viagem por longos períodos, filhos estudam fora e só retornam nas férias, e assim por diante.

Partindo desse princípio, a Samsung desenvolveu refrigeradores que possuem áreas de expansão e retração conforme a necessidade. Esses novos refrigeradores possuem 4 portas que podem ser intercambiáveis em matéria de freezer ou geladeira.

Com dois compressores independentes, permite que expanda a área de refrigeração ou congelamento ou até se desligue ou isole uma parte dela, deixando o restante funcionando, para obter sensível economia de energia. Uma solução óbvia para os tempos modernos de efemeridade das relações e convívio familiares.

Ar-Condicionado Wind Free

Nada incomoda mais que o vento gerado pelos aparelhos de ar condicionado. Quem fica próximo do equipamento morre de frio e quer desligá-lo. Quem está um pouco mais longe pede para reforçar a velocidade. Foi para resolver esse problema que a Samsung criou um aparelho de ar condicionado que ao invés de aletas, possui micro-furos que espalham o ar sem direcioná-lo, permitindo um rápido e mais disperso resfriamento.

As novidades que a Samsung apresentou em Singapura são um bom exemplo de que as melhores inovações são aquelas que surgem para resolver problemas reais e singelos, ideias óbvias mas inéditas que geram uma revolução do cotidiano e melhoram a qualidade de vida de seus consumidores. Isso sim é que podemos chamar de Inovação com Propósito…

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

INSCREVA-SE EM NOSSO BLOG E RECEBA O SEU E-BOOK GRATUITO

Baixe O Caminho de Santiago e vamos juntos nessa viagem que contempla sonho, superação e realização!
CADASTRAR
Escrito por Antonio Amorim.